(21) 979 410 123 :: contato@romulorodrigues.com.br

sloganrrdm.png

Cases

OUT | 2012

Campanha Prefeito Jairo da Wermar 31

 

 

Nas eleições municipais de 2012, a RRD&M assumiu um desafio. Faltando 2 meses para o início do período eleitoral, fomos o escritório contratado para criar as estratégias de comunicação eleitoral para a candidatura do partido PHS a prefeitura da cidade de Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro. 


Nossa equipe foi responsável pela análise de cenário, construção e gerenciamento do planejamento de campanha, estratégia, ações, criação das peças de comunicação e jingles.

 

Também foram nossas as soluções para roteiro, redação e direção dos vídeos para o programa eleitoral gratuito, para as redes sociais, programas de rádio e o media training do candidato.

 

Criamos um plano de comunicação integrado que abrangeu a produção de conteúdo, motivação de equipe, promoção das propostas da candidatura, cobertura jornalística da campanha, dialogar com a imprensa especializada, captura de imagens e fotografia.

 

NA TV e RÁDIO: 2'14'' contra 22'

A audiência do horário eleitoral gratuito não é admitida, mas a gente sabe repercussão do conteúdo, e o programa Jairo da Wermar 31 tinha roteiro dinâmico, definido pela estratégia de campanha para entregar ao eleitor mensagens diretas, incisivas e de fácil compreensão, oferecendo argumentos de convencimento que pudessem ser sustentados em grupos sociais.

 

Programas temáticos traziam em seu conteúdo um panorama do plano de governo do candidato, depoimentos de personalidades para ratificar a capacidade do candidato, e dava espaço pras ideias de eleitores comuns. Os programas também exaltavam os jingles de campanha, que tinham função estratégica especial, as letras eram narrativas da biografia e atributos de Jairo da Wermar e com palavras de impacto transmitiam as principais ideias e motivava a torcidas nas ruas.

 

Superamos uma brutal diferença de espaço de tempo nos programas de rádio e televisão. As duas coligações concorrentes tinham 12 minutos e 10 minutos respectivamente, já a nossa coligação tinha apenas 2 minutos e 14 segundos pra fazer a diferença, e fizemos! Conseguimos ser consistentes e superamos na qualidade e no conteúdo relevante, conforme pesquisa de opinião dos eleitores que classificaram o nosso programa como o melhor dentre os 3 principais.


De 2% em maio a 32,83% nas urnas em outubro
O impressionante crescimento das intenções de voto durante o período eleitoral do candidato Jairo da Wermar contrastou com o cenário de descontentamento e falta de crédito do grande eleitorado. As ruas abraçaram a candidatura de Jairo e o crescimento das intenções de voto subiu 30,83% em 4 meses (7,21% ao mês), performance digna de destaque em cenário nacional, o que atraiu a atenção da presidência do partido PHS, que acompanhou presencialmente as últimas semanas da corrida eleitoral na cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

 

Jairo da Wermar ficou em 2º lugar com 35.033 votos, 32,83% dentre os válidos, 2,75% atrás do prefeito eleito que somou pouco mais de 2mil votos a mais, totalizando 37.962 votos (35,58%). A eleição municipal de Nova Friburgo em 2012 teve 120.398 votos apurados, sendo 106.697 válidos e impressionantes 26.717 de abstenções, equivalente a 18,16% do total do eleitorado.

 

Após o resultado das urnas, outros partidos manifestaram assédio pelo surgimento de uma nova liderança política naquela cidade.

Ouça os jingles da campanha

Jingle principal (samba)

Jingle de apoio (povo de fé)

Jingle de apoio (sertanejo)

Jingle de apoio (funk)

Ringtone para smartphones:

Equipe:

 

Marketing e comunicação: Romulo Rodrigues

Produção: Vitor Bezamat

Direção de jornalismo: Audrey Andrade

Direção de arte: Fabrício Thomaz, Romulo Rodrigues

Criação e arte finalização: Renato Durães, Augusto Marinho, Hugo Techera

Jornalismo: Camila Titoneli, Jacson Barreto, Mafalda Bárbara

Fotografia: Lúcio César

Produção de conteúdo e revisão: Irapuan Guimarães

Edição de audiovisual: Edson Silva, Miguel Santos

Imagens: Otávio Evangelista, José Maria Mendonça, Miguel Santos

Assistente de produção: Ana Carolina Guimarães

Produção Gráfica: Maurício LoBianco

Estagiários de jornalismo: Maíra Queiroz, João Guilherme Xavier

Locução: Osvaldinho

Jingles: Nego, Gibi

Âncora: Jacque Polo